12

O mercado globalizado demanda profissionais, preparados para atuarem em ambientes internacionais-interculturais ‚Äď se ainda tiver d√≠vidas sobre o avan√ßo da globaliza√ß√£o, assista o v√≠deo muito legal a respeito www.youtube.com/watch?v=afNPIbOBsqY

O que é Internacionalização?

A Internacionalização é a mudança de uma aventura isolada para um fator de sucesso no desenvolvimento profissional, com a finalidade de buscar oportunidades de crescimento Рseja individual, seja corporativo.

Onde est√° o desafio?

O grande desafio, principalmente para os jovens, é desenvolver ou aprimorar as competências profissionais internacionais-interculturais.

O que fazer?

Esteja preparado para oportunidades para internacionalizar seu currículo e sua carreira.

Amplie seu network: você vai aprender com outras culturas, mentalidades e hábitos.

Fa√ßa benchmarking: voc√™ vai aprender sobre pr√°ticas de sucesso nas ¬†organiza√ß√Ķes.

Onde est√£o as oportunidades de aprendizado?

A OEA – Organiza√ß√£o dos Estados Americanos proporciona centenas de bolsas para estudos de p√≥s-gradua√ß√£o e pesquisa, bolsas para estudos de gradua√ß√£o e treinamento especializado e de curta dura√ß√£o ‚Äď para detalhes visite http://www.oas.org/en/about/sedi.asp

¬†A OEI – Organiza√ß√£o dos Estados Iberoamericanos promove a solidariedade dos povos iberoamericanos atrav√©s da educac√£o, ci√™ncia, tecnologia e cultura ‚Äď para detalhes visite http://www.oei.es/educacion.php

A AECI РAgência Espanhola de Cooperação Internacional promove um Programa de bolsas no campo da educação, capacitação e formação para países em desenvolvimento Рpara detalhes visite http://www.aecid.es/es/donde-cooperamos

O EBW – Euro Brazilian Windows √© um programa de coopera√ß√£o e mobilidade na √°rea do ensino superior com o objetivo de alcan√ßar um melhor entendimento e um enriquecimento m√ļtuo entre a Uni√£o Europ√©ia e pa√≠ses terceiros na √°rea do ensino superior, atrav√©s do interc√Ęmbio de pessoas, conhecimentos e capacidades ao n√≠vel do ensino superior – para detalhes visite http://www.ebw.up.pt/?show=general_information

O que altos executivos dizem sobre Educação Internacional-Intercultural? (Fonte  http://www.pensandomarketing.com/home/id56.html)

Apesar de considerarem os programas nacionais de educa√ß√£o executiva bons, os executivos brasileiros d√£o mais valor aos MBAs oferecidos por institui√ß√Ķes internacionais de p√≥s-gradua√ß√£o.

Para sua carreira, dos 100 executivos entrevistados, 52% consideraram muito importante e 38% consideraram essencial um programa de educação executiva.

A pesquisa revela também que 2/3 dos profissionais esperam aprimorar seus relacionamentos trocando experiências com outros alunos e aplicar os conceitos aprendidos; 60% tem perspectiva de carreira internacional.

Entre 2007 e 2008, o n√ļmero de brasileiros com mais de 30 anos que estudaram fora do pa√≠s cresceu 30%, como relata a Revista √ČPOCA de setembro de 2009.

¬†O que as empresas buscam? (Fonte: Revista √ČPOCA de abril de 2009)

> Profissionais que tenham vivência (não apenas idioma) internacional

> Profissionais que entendem de Comércio Exterior (exportação e importação).

> Profissionais que dispensem treinamento, com pelo menos 5 anos de prática no mercado.

O mercado precisa de um novo profissional – o profissional intra-empreendedor ‚Äď ou seja, o empreendedor que atua dentro de uma organiza√ß√£o, transformando id√©ias em a√ß√Ķes, para gerar resultados de impacto, como revelam entrevistas com altos executivos, publicadas na ¬†Revista VOC√ä S/A de 06/04/2010:

‚ÄúN√£o esperamos que um profissional esteja pronto, pois investimos em forma√ß√£o. Mas ele tem de mostrar que se atualiza em rela√ß√£o ao mercado e ao mundo. Se est√° na √°rea comercial, o que tem feito para vender mais? Ele est√° a par das novas tecnologias? Como faz para prever tend√™ncias? Valorizo qualidade nos resultados, mais do que quantidade.‚ÄĚ, enfatiza Luis¬† Delfim, Presidente da Guararapes, representante da Coca-Cola, de Pernambuco.

Gustavo Diament, Vice-presidente de marketing da empresa de telefonia Nextel, de S√£o Paulo, destaca: ‚ÄúTem de ser inconformado com o que h√° na empresa e mostrar resultados que demonstrem que saiu do lugar-comum. Tamb√©m √© importante construir rela√ß√Ķes colaborativas em todos os n√≠veis da corpora√ß√£o para resolver os problemas. Ingl√™s √© essencial, experi√™ncia √© importante. Mas compet√™ncias t√©cnicas podem ser aprendidas.‚ÄĚ

Na opini√£o de Rodrigo Caserta, Vice-presidente de estrat√©gia de mercado da Totvs, empresa de TI, de S√£o Paulo: ‚ÄúPrecisamos de gente que traga ideias ousadas. Alguns cargos pedem conhecimento t√©cnico, mas √© mais importante a capacidade de lideran√ßa, mesmo que seja sobre pessoas de outras equipes: nossos resultados s√£o medidos pelo desempenho de outras √°reas. Quem cursou MBA nos Estados Unidos ou Europa ganha pontos ‚ÄĒ demonstra que se preparou e foi dedicado.‚ÄĚ

O Diretor de estrat√©gia da rede Accor, de hotelaria e servi√ßos, de S√£o Paulo, Gustavo Chicarino, deixa claro: ‚ÄúFico atento ao comportamento. Estudar fora do pa√≠s √© importante, pois amplia os horizontes, mas ganha relev√Ęncia se a pessoa fez isso por si mesma, se preparou financeiramente, foi organizada. Saber ouvir e trazer informa√ß√£o nova tamb√©m √© essencial, embora n√£o esteja no curr√≠culo.‚ÄĚ

Em √ļltima inst√Ęncia, quem √© respons√°vel pelo seu sucesso √© VOC√ä.

Invista sempre em você!

 

 6

 

O seu sucesso é

o encontro da sua preparação

com a próxima oportunidade de crescimento

¬†Para tirar d√ļvidas

 fale com wkprisma@wkprisma.com.br

 ou visite www.wkprisma.com.br

 

 

Tags: , , , ,

Veja Também:

Por favor, Deixe um comentário aqui !

BlogBlogs.Com.Br

BlogBlogs.Com.Br